Parque Estadual Horto Florestal

INFORMAÇÕES

(11) 2231-8555

ENDEREÇO

Rua do Horto, 931, Horto Florestal

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

aberto todos os dias, das 6h às 18hs
Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal, como é mais conhecido, oferece ao visitante um contato direto com a natureza, através de fauna e flora diversificadas. Além disso, conta com palco para eventos, área de piquenique, play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verao do Governo do Estado, além das sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado.
Fazem parte da paisagem do parque, espécies exóticas (como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria) e nativas ( como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá). Observam-se, com freqüência, várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.
O Museu 'Octávio Vecchi', (Museu da Madeira) inaugurado em 1931, é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. As suas amostras de madeira têm entalhes que reproduzem as folhas e frutos das espécies das quais foram extraídas. Peças de charao e móveis artisticamente entalhados completam a coleçao do museu, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de Sao Joao Gualberto, protetor das florestas do Estado de Sao Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.
Parque Estadual Horto Florestal
Parque Estadual Horto Florestal
Parque Estadual Horto Florestal
Voltar
Imprimir Informações
Ver Mapa